quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os seis hábitos do líder eficiente

Nos anos 80 a Toyota desenvolveu um sistema de produção de automóveis mais eficiente. Batizado de "lean production" (algo como produção enxuta), a intenção era tornar a linha de montagem mais eficiente e despender um menor esforço para gerar grande valor para a companhia.

A prática colocou a Toyota no topo do ranking das montadoras de veículos. A McKinsey divulgou um estudo, no qual lista os seis hábitos dos líderes eficientes (Six habits of lean leaders).

Veja abaixo quais são esses seis hábitos listados pela consultoria:
1. Foco nos processos: os executivos que têm um nível sênior precisam desenvolver formas de tornar visível para sua equipe a importância dos processos e a padronização das atividades.
2. Atacar os problemas na raiz: em vez de tentar encontrar soluções imediatas para os problemas, procure usar as situações críticas como oportunidade para ensinar a equipe como agir nesse tipo de situação.
3. Deixar claro as expectativas: tente deixar claro a todos os funcionários, de todos os níveis, quais são as metas a serem atingidas e como está sendo visto seu rendimento.
4. Alinhamento com a liderança: a melhoria dos processos da empresa não pode se restringir às atividades operacionais. É preciso que isso seja totalmente alinhado ao negócio.
5. Senso de propósito: relacionar o trabalho do dia-a-dia com as aspirações de longo prazo torna mais fácil o alcance das metas.
6. Estímulo para as pessoas: todos os funcionários, de todos os níveis, devem ser encorajados e instruídos a tomar decisões.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO