terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Quer inspirar seus Liderados? Ofereça uma CAUSA.


As pessoas tendem a se identificar cada vez menos com qualquer empresa específica. Pensam mais como profissionais independentes e sabem que podem se mover com uma velocidade proporcional ao seu talento - quando não se sentem felizes onde estão. A lealdade será cada vez mais à própria carreira. E às causas nas quais acredita. Não mais ao chefe nem à empresa como no passado.

Você, para ser um líder eficaz, precisará oferecer causas, em vez de apenas metas e tarefas. Precisará criar um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, o job description das pessoas que o cercam. Trata-se de ir muito além de metas e objetivos para serem atingidos no ano em curso.

O papel do líder eficaz será o de estimular as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por remuneração.

O líder eficaz oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas. Esclarece como objetivos e metas de curto prazo são fundamentais para a causa comum. Parte do princípio de que as pessoas comprometem-se emocionalmente com objetivos e metas quando entendem o porquê das ações. Acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que conheçam a Causa, o Porquê, o Rumo, a Razão de Ser do seu cotidiano.

E você? Tem oferecido Causas ou apenas Metas e Tarefas? Qual a causa da equipe que você lidera?

1 Comentário:

Marcos disse...

Fala aí Fábio!
Valeu por adicionar o Etc S/A no seu blog.
Coloquei um link seu no lá também.

Abraço e sucesso!

Marcos Leandro - www.etcsa.com.br

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO