domingo, 18 de janeiro de 2009

Questionar é preciso - Liderando equipes talentosas


A procura por talentos pelas empresas é cada vez maior, mas será que estamos preparados para liderar equipes com pessoas talentosas? Será que os modelos de gestão das empresas atuam como facilitadores para converter esse talento em resultados?

Toda empresa quer contar com equipes constituidas de pessoas inteligentes e talentosas, mas quanto mais inteligentes e talentosas são essas pessoas, mais dificil é lidera-las, pois elas são exigentes e avessos a opiniões que não sejam as suas e agem de acordo com quem as gerencia.

Por essa razão, os lideres dessas equipes devem adotar novas maneiras de tratar essas pessoas. O velho modelo de controlar e patrulhar terá que ser substituido por um modelo que utilize mais os verbos facilitar e possibilitar. O papel do lider dessas equipes passa ser mais de direcionador.

Esse lider terá que criar uma missão e um clima de colaboração dentro da equipe. Para isso terá atuar mais com perguntas do que oferecendo respostas. Questionar é preciso. Diante disso, terá que adotar uma postura mais humilde e menos competitiva com sua equipe. Terá que exercer a função do lider moderno que é transformar o conhecimento em resultados.

O lider dessas equipes de talento cria um senso de ética, integridade, confiança, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão e, sobretude, humildade. Cultiva a capacidade de colocar o cliente como seu foco. Encara o empreendedorismo como um estado de espírito, além de ser coerente, serve de exemplo pelas suas ações e não só pelas suas palavras.

Essas equipes de talentos não gostam de se sentirem comandadas. Por essa razão, o lider deve atuar como questionador, direcionando com suas perguntas as ações dessas pessoas de forma a perceberem o seu ponto de vista. Ele terá que estar do lado das perguntas e não das respostas. Deixe as respostas com o talento da sua empresa.


Por Marcelo Bastos.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO