domingo, 6 de dezembro de 2009

Network: invista nessa rede para conseguir uma boa vaga


No cenário atual, ter a habilidade de desenvolver o relacionamento interpessoal é requisito essencial para o sucesso na vida profissional. Como a maioria das contratações acontece por meio de indicações, muitas vagas são preenchidas sem que haja a necessidade de as empresas divulgá-las no mercado. Por isso, quem sabe cultivar uma boa rede de relacionamentos – ou network, termo cada vez mais comum no mundo dos negócios – tem chances muito maiores de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho.
ccc
É claro que não basta apenas conhecer pessoas. Para que o network realmente seja eficiente, o profissional tem de manter contato com as pessoas, ou seja, fazer-se presente. De nada adianta ter uma rede ampla e com contatos interessantes se o relacionamento não é desenvolvido. Por isso, o profissional deve sempre contatar as pessoas que compõem sua rede, seja para cumprimentar em datas especiais, agendar encontros, repassar informações que considere úteis – claro, levando sempre em consideração os interesses pessoais e profissionais de cada um –, enfim, o importante é sempre manter a rede ativa, pois, com isso, o profissional terá a certeza de que, se precisar, certamente será lembrado.
ccc
Vale destacar que o network deve ser usado sempre como uma espécie de parceria, na qual todos trocam informações e se ajudam mutuamente. Assim, não se pode apenas pedir favores e informações e se esquecer da reciprocidade. Esta, aliás, é a qualidade essencial para que a rede de relacionamentos funcione de forma eficiente. Portanto, esteja sempre atento às necessidades das pessoas que fazem parte do seu círculo de contatos. Demonstrar disponibilidade e interesse é fundamental para que se consiga desenvolver e, principalmente, manter os relacionamentos.
ccc
A principal dica para ampliar a rede de relacionamentos e, consequentemente, otimizar as chances de boas indicações é que o profissional procure sempre estar onde as coisas acontecem. Investir em cursos e ir a eventos são bons exemplos disso. Nesses locais, reunem-se diversas pessoas que, além de buscar novas informações e atualizações de suas áreas de interesse, também estão interessadas em desenvolver seus círculos de contato. Portanto, invista nessa ferramenta e desfrute os benefícios que ela, certamente, lhe trará!
ccc
ccc
Gisele Andriotti
Consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos
E-mail:
giseleandriotti@ricardoxavier.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO